Contamos com sua participação no X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, e o III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia, que se realizará de 10 a 12 de outubro na cidade de Belo Horizonte-MG. Como nos anos anteriores o Pré-Congresso (09/10) ocorrerá em uma Instituição de Ensino Superior, e desta vez seremos sediados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Nos demais dias, dando sequência às atividades científicas, estaremos no Ouro Minas Palace Hotel.
O tema escolhido para este evento é “Vulnerabilidade e o cuidado em saúde”. Ele contribui para a ampliação de nossa compreensão sobre os fenômenos da saúde, que como sabemos implica considerar não só a queixa demanda, mas as condições biológicas, psíquicas, sociais, econômicas, políticas, educacionais e culturais. Essa temática problematiza a suscetibilidade das pessoas a problemas e danos de saúde que implicam a intervenção fonoaudiológica e de áreas afins. Atuar sobre vulnerabilidades, portanto, implica olhar os sujeitos em seus estilos de vida, sua forma de reagir diante de riscos ou de mudanças e compreender o contexto social em que vivem, considerando as relações intersubjetivas que mantêm em família, no trabalho, em grupos sociais e os processos de intervenção utilizados durante o adoecimento e reabilitação. Envolve, dessa forma, intervenções sobre processos de fragilização biológica, existencial e social, demandando raciocínios clínicos amplos que possibilitem ir além de práticas pontuais, atuando na teia da estrutura de causalidade dos problemas.
A Programação Científica contemplará os diversos campos de trabalho e pesquisa da área, compondo-se por diversas atividades, entre outras: conferências magnas, simpósios com temas transversais, discussão de casos clínicos na perspectiva interdisciplinar e com enfoque no trabalho em equipes, bem como discussão de casos clínicos em áreas do saber específicas ou ações de saúde coletiva. Cada atividade foi planejada cuidadosamente a partir de um trabalho da Comissão Científica do Congresso, composta pela Diretoria Científica, Departamentos Científicos, Comissão de Ensino e Comissão Organizadora Local, com apoio de toda a Diretoria Executiva.
A Comissão Organizadora Local terá a missão de envolver estudantes e professores das instituições de ensino locais (Minas Gerais e Espírito Santo) e representantes do Crefono 6ª região para auxiliar na divulgação e organização do Pré-Congresso e subsidiar a Comissão organizadora do Congresso nas suas necessidades.
No Pré-Congresso, teremos atividades importantes destacando, entre outras, o Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação, a Reunião dos coordenadores, docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação, e a Reunião dos editores de revistas da área da Fonoaudiologia, além de Fóruns e Oficinas, abertas ao público local com inscrição prévia e gratuita. Haverá tempo também para eventos culturais e de convivência entre os participantes. A cidade é muito hospitaleira e com vários atrativos para o lazer que não pode faltar em eventos dessa natureza.
Apoiam o evento várias Instituições de Ensino da região e do país, o Conselho Federal de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos Regionais, diversas associações e entidades científicas, entre outras, ABA, ABRAMO, ISAAC, além de pesquisadores e profissionais locais e internacionais que nos prestigiarão compartilhando seus saberes.
Esperamos proporcionar bons debates e discussões sobre questões contemporâneas, relevantes e de interesse da área.
Inscreva seu trabalho. Traga suas pesquisas e experiências. Esta troca é terreno fértil para novas formas de pensar e agir, elas fazem a Fonoaudiologia ir além do que já consolidou.
Esperamos você!
Maria Cecilia Bonini Trenche e Leslie Piccolotto Ferreira