INTRODUÇÃO: A escassez de estudos descrevendo o desempenho no processo terapêutico do afásico é evidente e impulsiona pesquisas na área, uma vez que colabora para escolha da abordagem a ser utilizada
durante o processo de reabilitação, o que favorece a qualidade de vida dos pacientes. OBJETIVO: descrever o desempenho lingüístico de paciente com diagnóstico de Afasia Amnésica, com passado de acidente vascular
cerebral isquêmico, a partir da utilização da Abordagem terapêutica Discussiva. MÉTODOS: estudo de caso de paciente, sexo feminino, 62 anos, passado de AVCi isquêmico há 5 anos, hemiparésica à esquerda.
Trilingüe, 3° grau completo, hábito de leitura cotidiana e independente para AVDs referiu queixa de não conseguir encontrar as palavras e dificuldade de planejamento com conseqüente afastamento do trabalho.
Apresentou alterações semânticas como discreto prejuízo no acesso lexical – anomias, paráfrases e parafasias semânticas; alteração de memória imediata auditiva e visual, de orientação espacial e de raciocínio
lógico-matemático, com preservação da fluência, compreensão e da leitura oral e escrita. Foram realizadas 09 sessões terapêuticas a partir da abordagem discussiva, com ênfase na reconstrução da linguagem a
partir de situações contextualizadas, otimização do acesso lexical, estimulação das habilidades cognitivas memória e raciocínio lógico-matemático. Para isso utilizou-se da construção e recontagem de histórias,
seqüencialização de eventos, criação de imagem mental, interpretação de mapas, operações mentais e evocação máxima de palavras em 1 minuto, por categorias semânticas pré-estabelecidas. O prompting foi
utilizado em alguns momentos para motivação. Pesquisa desenvolvida na Clínica Escola de Fonoaudiologia do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, Salvador-Ba. A paciente assinou Termo de
Consentimento com a presente pesquisa. RESULTADOS: a abordagem foi motivadora e garantiu boa adesão ao tratamento. Obtiveram-se resultados positivos no processo terapêutico como eliminação das
alterações semânticas, acesso lexical eficiente na conversação e otimização das habilidades cognitivas. O desempenho satisfatório garantiu a reintegração social da paciente e concomitante satisfação auto-referida.
CONCLUSÃO: a terapia fonoaudiológica é de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos lesionados cerebrais como os afásicos. A utilização da abordagem terapêutica discussiva
mostrou-se eficaz no desempenho lingüístico do paciente em estudo garantido-lhe satisfação e reinserção social o que sugere e instiga a utilização e relato da abordagem em demais casos de sujeitos afásicos
amnésicos.
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