APRAXIA DE FALA: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Autor(es) / Coautor(es) : Marília Barbieri Pereira, Moária Miranda da Gama, Larissa Suyama da Silva, Leticia Lessa Mansur, Marília Barbieri Pereira



Introdução: A apraxia de fala é um distúrbio de articulação no qual há um prejuízo na programação/planejamento voluntário da posição da musculatura do sistema estomatognático e da seqüência dos movimentos
musculares para a produção de fonemas e palavras. As descrições de apraxia de fala identificam subgrupos que se caracterizam por clusters de sintomas e por diferentes graus de comprometimento. É importante
que haja a identificação desses subgrupos e dos graus de apraxia para se delimitar o processo terapêutico. Alguns aspectos alterados na apraxia são: erros a nível fonético, com implicações a nível fonológico;
redução da taxa de fala e alteração no voice onset time; pausas prolongadas e períodos de alterações de prosódia em casos mais graves. Objetivo: revisão bibliográfica de instrumentos para avaliação dos diferentes
graus de apraxia. Método: Foram levantados métodos de avaliação em artigos da base de dados Pub Med (ensaios clínicos e artigos de revisão) e livros didáticos e discutidas suas características. Resultados: Foram
identificados instrumentos para classificar e graduar “erros”, instrumentos que sistematizam e pontuam características como distorções, prosódia, velocidade de fala, erros fonológicos, disfluências e mudanças
na articulação; instrumentos que graduam as alterações, do normal a respostas ininteligíveis ou ausência de respostas. O julgamento clínico por meio de checklists das manifestações mais características da
apraxia é um método utilizado devido à ausência de procedimentos ideais para a classificação da mesma. Há ainda o emprego de análise acústica que se destina à análise de casos leves, nos quais é possível constatar
diferenças sutis como duração de emissões. Discussão: A avaliação da apraxia (verbal e não-verbal) por meio de roteiros e exames específicos apresenta grande vantagem, por permitir a comparação de desempenhos
entre diferentes pacientes e do mesmo paciente, antes e após o processo terapêutico. Conclusão: os métodos de avaliação refletem a diversidade de conceituação da apraxia de fala, diversidade de características
sindrômicas identificadas e intensidade de manifestação. Na revisão realizada não foram encontrados métodos de avaliação abrangentes que se apliquem aos diferentes subgrupos de pacientes.




Dados de publica��o
P�gina(s) : p.2879
URL (endere�o digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa