SESSÃO DE PÔSTERES


Vocabulário e acesso lexical com priming semântico utilizando homônimos
Autor(es): ROSSI, S.G., KIDA, A.S.B. , BUENO, G.J., HACKEROTT, M.M.S, AVILA, C.R.B


Introdução: As experiências do indivíduo permitem o aprendizado de novas palavras, aumentando a quantidade de representações no léxico e permitindo o refinamento dos significados e a qualidade das representações. Supõe-se que quanto maior o vocabulário e melhor a sua organização semântica, mais rápido e automático será o acesso à palavra fonológica e o resgate do seu sentido, facilitando o processo de compreensão. Em tarefas ou situações comunicativas que envolvem homônimos é preciso acessar os vários significados da palavra e considerar o contexto discursivo para inibir os demais significados. Tarefas de priming com homônimos propiciam a investigação de processos ligados à velocidade e precisão de acesso semântico-lexical e às capacidades relacionadas à integração ou à inibição de informações, se relacionadas com o desempenho de vocabulário e acesso lexical, sobretudo em tarefas de compreensão oral ou leitora. Objetivo: Estudar a relação entre o desempenho de vocabulário e do acesso lexical de escolares com diferentes níveis de compreensão leitora com seus desempenhos em tarefas de priming semântico envolvendo homônimos. Métodos: Estudo experimental, prospectivo, quantitativo (CAAE: 33431014.9.0000.5505). Participaram 71 crianças (59,15% meninas) escolares do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escola particular de São Paulo, selecionados a partir de taxa e acurácia de leitura e com diferentes níveis de compreensão leitora (alta: 13, média: 48, baixa: 10). Aplicaram-se: 1) Provas de vocabulário receptivo (VR) e expressivo (VE), computando-se o total de acertos; 2) Prova de nomeação rápida de objetos (NRO), computando-se o tempo de nomeação e o total de erros; 3) Tarefa de priming semântico: apresentação de 24 homônimos e 48 imagens referentes aos significados de maior e menor ocorrência no Português Brasileiro. A tarefa do escolar era ouvir a palavra e nomear a imagem correspondente (intervalo inter-estímulos: 250 ms). O tempo de resposta foi cronometrado. Estatística: Testes Shapiro-Wilk, Correlação de Spearman (Significância: 0,05). Resultados: Os dados mostraram que quanto mais altos foram os escores de designação usual na tarefa de vocabulário, mais precisa foi a nomeação do homônimo de maior (VR: 0,378, p=0,001; VE=0,258, p=0,03) e de menor ocorrência (VR: 0,316, p=0,017; VE:0,399, p=0,001). Quanto menor o tempo em NRO, menor foi o tempo de reação no priming com o homônimo de maior (0,331, p=0,005) e menor ocorrência (0,263, p=0,026). Não foram observadas correlações entre a NRO e os acertos no priming. Conclusão: A extensão do vocabulário favorece a recuperação do sentido correto de palavras em tarefa de priming semântico independentemente da presença de homônimos de maior ou menor ocorrência, mostrando eficiência tanto na recuperação quanto na inibição dos sentidos das palavras. A velocidade de acesso lexical mostrou-se relacionada estritamente ao tempo de reação no priming, independentemente da condição. Maior automaticidade na recuperação fonológica da palavra não foi capaz de favorecer a precisão na recuperação semântica da palavra.


Dados de publicação
Página(s) : p.8669