Mensagem da Presidente

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia realiza neste ano o XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e o I Encontro de Fonoaudiologia da Bahia. Alguns nos perguntam: por que novamente a Bahia? A nova gestão que assumiu recentemente a diretoria executiva tem como uma de suas metas fortalecer laços da SBFa com as instituições de ensino em Fonoaudiologia. A Universidade Federal da Bahia prontamente selou conosco uma parceria, viabilizando o acolhimento de um amplo conjunto de atividades no Pré-congresso (fóruns, encontros, reuniões, rodas de conversa) de acesso livre aos estudantes e profissionais da área, além de minicursos com especialistas renomados, propiciando de fato um aquecimento ao Congresso que acontece em seguida nos dias 13 a 15 de setembro de 2017, nas instalações do Othon Palace.

Este ano, comemorando o seu Jubileu de Prata, o Congresso da SBFa integra profissionais de diferentes departamentos discutindo temas transversais e casos clínicos, incluindo nesse debate, profissionais de outras áreas que sempre são muito bem-vindos por permitirem o exercício da interdisciplinaridade, tão necessária à integralidade da formação e do cuidado em saúde - tema norteador das discussões deste Congresso. Contaremos com Departamentos e Comissão de Ensino juntos debatendo aspectos da formação nos seus diversos níveis e do cuidado em suas diferentes dimensões e interfaces.

Importante reconhecer que essa proposta inicialmente trouxe um certo desconforto, mas à medida que os departamentos foram se engajando no diálogo, ela tomou corpo e foi contagiando a todos. Muitos profissionais aceitaram o desafio de irmos além da divulgação das pesquisas e se colocaram à disposição para a produzir análise dos trabalhos inscritos e aprovados, dialogando com grupos de expositores nas sessões comentadas de Pôster ou Mostra de experiências, outra novidade do Congresso, que oportuniza conhecer e debater ações exitosas de trabalho do fonoaudiólogo.

Outra reformulação importante na grade científica foi a integração do Conselho Federal de Fonoaudiologia e do Sistema de Conselhos Regionais nas atividades do Congresso.

Em busca de atender reivindicações por um evento mais acessível do ponto de vista econômico procuramos reduzir ao máximo alguns gastos: buscamos patrocínios de empresas e apoio de agências de fomento e mantivemos preços reduzidos até meados de agosto. Fizemos várias promoções, oferecemos cortesias a estudantes de Fonoaudiologia inseridos em programas de políticas sociais e a representantes da Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia (DENEFONO), valorizamos a presença dos coordenadores de cursos, articuladores de área, entre outros. Sabemos que ainda é insuficiente, mas chegaremos lá, sem evidentemente comprometer o patrimônio construído com tanta luta pelas gestões anteriores.

Estamos empenhados em tornar a SBFa mais acessível! Ao mesmo tempo queremos que esse sentimento que leva profissionais e estudantes a trabalharem pela subsistência desta Sociedade cresça cada vez mais entre nossos pares: a união faz a força não é um jargão, é um fato e gera prosperidade!

Cabe ainda agradecer as várias comissões apoiadoras: aos avaliadores dos trabalhos científicos, à Comissão Organizadora Local que reuniu estudantes e professores das instituições de ensino da Bahia, à Comissão Organizadora da Gincana, a toda diretoria expandida e secretaria da SBFa e principalmente aos participantes, por serem a motivação de todo esse trabalho.

Desejamos a todos um excelente Congresso! Que ele traga bons encontros (científicos, sociais e afetivos), saúde e prosperidade a todos nós e à Fonoaudiologia.

Axé a todos, como dizem os baianos!

Maria Cecilia Bonini Trenche e Léslie Piccolloto Ferreira