Voltar
Cia Juvenil de Dança da FUNCEB
A Cia Juvenil
Criada no ano de 2016, a companhia tem o objetivo de ampliar a formação artística em dança dos alunos do vinculados ao Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB. Neste ambiente de produção artística os alunos e professores potencializam as experiências desenvolvidas em sala de aula através de processos criativos em dança, criando coreografias e espetáculos numa ação colaborativa entre gestores, professores e alunos. Atualmente a Cia Juvenil conta com aproximadamente 40 alunos vinculados as suas atividades. O elenco é composto por membros da Cia Juvenil da Escola de Dança da Funceb, grupo vinculado ao Curso Preparatório atua com iniciação em dança destinado a crianças entre 05 a 17 anos.
O espetáculo a ser apresentado será "Justiça", do coreógrafo Matheus Ambrozi. É um trabalho na linguagem de Dança Afro-contemporânea.
Curso Preparatório
Com aulas no turno vespertino, os Cursos Preparatórios podem ser considerados como atividade complementar à escola formal, consolidando uma educação integral. Seu currículo contempla diversas modalidades de dança, desde Danças Populares, Afro e Moderna, passando pelo Ballet Clássico e Capoeira, sendo destinado para crianças e adolescentes, a partir dos 05 anos. Os Cursos Preparatórios são formados por turmas de diferentes níveis, chegando ao nível pré-profissional, sendo compostos por um total de 11 níveis anuais, acompanhando a evolução e o crescimento de seus alunos. Desta forma, inicia jovens na formação em dança e dá uma sólida opção educacional, artística e cultural para eles.
A Escola de Dança da FUNCEB
A Escola de Dança é um instituição integrada ao Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Ba-hia (Secult - BA). A Escola de Dança foi fundada em 1984 e instituída como a primeira escola pública do gênero no país no (Norte-Nordeste), a Escola atua na iniciação, formação técnica e qualificação em dança.
Conveniada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a Escola mantém suas atividades alinhadas às políticas dos ministérios da Cultura e da Educação, reconhecendo as artes e a cultura em geral como medidas fundamentais e enriquecedoras para a vida social e a educação. A instituição atende uma média anual de 1.500 alunos, entre crianças, jovens e adultos.