Os minicursos ocorrem na UFBA - Universidade Federal da Bahia, no Campus de Ondina.
Se você é portador de necessidades especiais e vai participar de um dos minicurso, por gentileza, envie um e-mail para eventus@eventussystem.com.br, com o título Fonoaudiologia - Portador de Necessidades Especiais, com o
seu nome, CPF e qual a sua necessidade especial.
UFBA - MANHÃ - de 8h30min as 12h00min
SALA 4
MINICURSO 1
Atualidades em Voz
Raciocínio Clínico na Avaliação e Tratamento das Disfonias
Raciocínio clínico é compreender a interferência do comportamento vocal na avaliação e tratamento da disfonia. Quadros comportamentais tem em sua gênese o uso da voz, enquanto que os orgânicos são independentes de como o indivíduo fala. Neste mini-curso diversos casos serão apresentadas para se desenvolver estratégias clínicas com os participantes.
Ministrante: Mara Behlau (CEV-SP)
SALA 5
MINICURSO 2
Atualidades em Motricidade Orofacial
Práticas da motricidade orofacial nos Distúrbios respiratórios do sono
Este minicurso de Práticas de Motricidade Orofacial nos Distúrbios do Sono possibilitará conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica em pacientes com ronco e apneia obstrutiva do sono, com embasamento científico nas pesquisas mais atuais. Além de conhecimento de novas áreas de atuação da fonoaudiologia relacionadas a cognição e sono, não perca!!
Ministrante: Fabiane Kayamori (PUC-SP)
SALA 6
MINICURSO 3
Atualidades em Audiologia
Atualização em Implante Coclear
O curso tem por objetivo atualizar os alunos nos aspectos clínicos voltados ao atendimento de pessoas usuárias de Implante Coclear: candidatos ao IC, avaliação pré-cirúrgica e intra-operatória; ativação, mapeamento e acompanhamento de pacientes com IC; a importância da equipe multidisciplinar no atendimento do paciente.
Será convidado um fonoaudiólogo de uma empresa de AASI para demonstração de IC.
Ministrantes:
Lucas Bevilacqua Costa (ORL-SP),
Valeria Schimidt Goffi Gomes (SP),
Lilian Ferreira Muniz (UFPE-PE),
Midori Otake Yamada (FOB-USP-SP)
SALA 7
MINICURSO 4 Atualidades em Fonoaudiologia Educacional
O uso do modelo de RTI como proposta de atuação da Fonoaudiologia Educacional
Os fonoaudiólogos educacionais, de uma forma geral, sabem que, mesmo os escolares recebendo ensino formal e instrucional, um considerável número de escolares em fase inicial de alfabetização apresentam dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. A maioria dos pesquisadores internacionais e nacionais concordam que os problemas de leitura são muito mais fáceis de prevenir do que remediar e que a intervenção com abordagem fonológica associada a leitura previne ou reduz significativamente os potenciais problemas de leitura. Assim, a identificação de escolares em fase inicial de alfabetização com prejuízo nas habilidades relacionadas à leitura torna-se fundamental para compreender e minimizar o impacto destes prejuízos na aprendizagem de conteúdos acadêmicos. Neste sentido, como é possível a atuação do fonoaudiólogo educacional para identificar precocemente (antes do 3º ano) os reais “escolares de risco” para os problemas de aprendizagem no processo de alfabetização? Com base nesta importante questão, neste minicurso será apresentado o modelo científico mais comum de intervenção com habilidades acadêmicas desenvolvido para impedir ou minimizar a falha no processo de aquisição e desenvolvimento da leitura. Este modelo é denominado de Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) e pode ser desenvolvido com enfoque no professor, em tutoria, ou com enfoque coletivo e individual com os escolares. Estes enfoques, bem como a operacionalização do RTI, serão abordados neste minicurso, uma vez que este modelo pode ser utilizada como um modelo de identificação e intervenção precoce para os problemas de leitura por fonoaudiólogos educacionais.
Compreendendo distúrbios de fluência: neurociências e fonoaudiologia versus senso comum e achismo. Por que diminuir a velocidade de fala, resistir à pressão do tempo, trocar turnos e suavizar contatos articulatórios são estratégias terapêuticas fonoaudiológicas eficazes? Quais são as habilidades e competências do profissional fonoaudiólogo para tratar distúrbios de fluência?
Ministrante: Anelise Junqueira Bohnen (IBF-RS)
SALA 9
MINICURSO 9
A efetividade da presença de um cão de terapia em intervenções educacionais e fonoaudiológicas
A Intervenção Assistida por Animais (IAA) inclui intencionalmente animais a atendimentos na área da saúde, da educação ou áreas afins com o propósito de trazer benefícios para a vida dos humanos. No minicurso 9 será discutido especificamente sobre a efetividade da presença de um cão como dispositivo terapêutico complementar aos procedimentos técnicos inerentes ao método clínico fonoaudiológico.
Ministrantes: Glícia Ribeiro de Oliveira (PUC-SP) e Andrea Lorezon Petenucci (PUC-SP)
UFBA - TARDE - de 14h00min as 17h30min
SALA 4
MINICURSO 6
Atualidades em Disfagia
Disfagia: treino de força versus treino de habilidades?
A terapia neuromuscular para disfagia envolve melhora de força, resistência, amplitude, especificidade funcional, progressão e recuperação. Especialmente em relação à língua, exercícios isométricos aumentam a força e a pressão da língua durante o ato de engolir, mas o treino funcional é necessário para mudança de outros parâmetros de deglutição orofaríngea.
Ministrante: Lica Arakawa Sugueno (SP)
SALA 5
MINICURSO 7
Atualidades em Linguagem
Estratégias de Comunicação Suplementar e Alternativa na Intervenção Fonoaudiológica nos TEA
No trabalho com pacientes com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) vem contribuir para a prática fonoaudiológica. Nesse curso serão abordados definições, terminologias, técnicas e atualidades em conteúdos teóricos básicos para promover uma reflexão clínica do fazer fonoaudiológico no desenvolvimento de pranchas de comunicação e sua utilização em diferentes ambientes.
Ministrante: Luciana Wolff (PUC-SP)
SALA 6
MINICURSO 10
Atualidades em Audiologia
Intervenção fonoaudiológica no bebê e na criança com Deficiência Auditiva
Discutir as implicações da deficiência auditiva no desenvolvimento biopsicossocial da criança com deficiência auditiva congênita e adquirida. Diagnóstico da deficiência auditiva no bebê; Tecnologia de dispositivos eletrônicos (AASI, IC, FM); Processos de intervenção, habilitação e reabilitação auditiva da criança com deficiência auditiva.
Será convidado um fonoaudiólogo de uma empresa de AASI para A REALIZAÇÃO DE OFICINAS/demonstração COM AASI e sistema FM.
Ministrante:
Maria Angelina Nardi Martinez (PUC-SP)
SALA 7
MINICURSO 8
Atualidades em Saúde Coletiva
A investigação epidemiológica e as práticas em Fonoaudiologia
Nesse curso serão apresentados os principais fundamentos/métodos da epidemiologia e sua aplicação no desenvolvimento de pesquisa em fonoaudiologia. Serão discutidos os conceitos, indicadores e desenhos de estudo epidemiológico, trazendo exemplos também do campo das práticas fonoaudiológicas, fomentando o uso da epidemiologia para a produção acadêmico-científica e para a vigilância.
Ministrante: Yukari Mise (ISC/UFBA-BA- Epidemiologista)