É com imenso prazer que mais uma vez recebemos em Salvador, no estado da Bahia, mais de 1500 fonoaudiólogos para participarem do 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Neste ano, além de nossos representantes brasileiros, temos a presença de representantes da América Latina, Portugal e Espanha, o que nos traz uma responsabilidade muito grande para a elaboração do maior evento científico na área da Fonoaudiologia.

Há quatro anos, a diretoria científica tem se dedicado a manter a qualidade do congresso, sempre atualizando as atividades desenvolvidas, buscando novas propostas, novos pesquisadores e profissionais renomados para compor a programação científica dos quatro dias de atividades. Nosso objetivo maior é sempre aprimorar a qualidade do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, com o desafio de ser cada vez melhor.

Este é também um ano de despedida de nossa participação na SBFa como diretoria científica. Nesses últimos quatro anos, a busca de novos formatos foi constante, sempre a partir de sugestões e críticas recebidas nos diversos encontros que tivemos com os profissionais e estudantes. Procuramos trazer nossa marca para o evento e com o apoio de toda a diretoria da SBFa nessas duas gestões, alcançamos nosso objetivo. Saímos com o desejo de fazer mais, mas com a consciência de que novas idéias são essenciais para o desenvolvimento e crescimento da SBFa.

O tema escolhido para o congresso de 2009 foi “Fonoaudiologia: Conhecimento e Integração”. A idéia de trazer profissionais da América Latina, Portugal e Espanha foi a de possibilitar o contato com a produção científica desses países, culturalmente mais próximos. E justamente pensando na integração do conhecimento, o congresso deste ano tem a duração de quatro dias, com oficinas instrumentais e de pesquisa, mesas redondas, simpósios e conferências internacionais, apresentações de comunicações orais e pôsteres ocorrendo ao longo desse período.

As Reuniões de Departamento e seus respectivos comitês continuam tendo um destaque importante, uma vez que esse é um momento único de encontro anual para muitos de nossos associados.

Devemos lembrar que somos uma associação de extrema importância nacional e nossa participação nestas reuniões é essencial, pois os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano dependem da opinião e empenho de todos os associados da SBFa.

A Comissão Permanente de Ensino da SBFa abordará em suas atividades o ensino e a formação em Fonoaudiologia. Todas as atividades ocorrerão ao longo dos quatro dias do congresso, permitindo que mais profissionais possam participar da discussão das questões voltadas para a formação do fonoaudiólogo.

A programação científica é composta de mesas redondas distribuídas proporcionalmente, elaboradas pelos departamentos de “Audição e Equilíbrio”, “Linguagem”, “Motricidade e Funções Orofaciais”, “Saúde Coletiva” e “Voz”, além dos simpósios interdepartamentais e ibero-americanos. Neste ano, todas as atividades do congresso têm a duração de uma hora e meia para possibilitar maior discussão entre os participantes.

Como no ano passado, organizamos novamente as atividades de “Conversa com os palestrantes”, quando dois profissionais renomados estarão disponíveis para conversar com os congressistas e responder perguntas pertinentes à atuação e formação profissional; e “Aprendendo com o meu erro”, com uma dupla de profissionais que discutirão o aprendizado a partir da prática clínica.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia, como em todos os anos, está presente em nosso congresso, com participações na grade científica e na sala exclusiva durante todo o evento com a realização de diversas reuniões e atividades pertinentes. Verifique a programação na sala do Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Recebemos 2000 trabalhos científicos para apresentação no congresso. Todos os trabalhos foram analisados pela comissão de avaliação dos departamentos, comissão de ensino e pesquisadores. Os trabalhos aprovados para apresentação oral foram divididos em sessões de temas livres e agrupados por áreas temáticas. Os trabalhos aprovados em forma de pôster serão apresentados durante os quatro dias do evento, divididos em sessões de pôsteres, sendo que 111 deles estão concorrendo ao prêmio “Excelência em Fonoaudiologia 2009”. O congressista poderá ter contato com os autores e discutir com os pesquisadores o que de melhor tem sido produzido em todo o país. Os vencedores do prêmio serão divulgados durante a sessão de encerramento do congresso, que ocorrerá no dia 24 de outubro, logo após a última atividade científica.
Agradecemos a todos os que nos ajudaram nesses quatro anos à frente da diretoria científica da SBFa e desejamos a todos um excelente congresso!

Ana Luiza Navas e Beatriz Mendes
Diretoria Científica - SBFa