Fonoaudiologia: Conhecimento e Integração
Em 2009, estamos apresentando novidades para o Congresso da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
A primeira e a mais evidente é a escolha de um local já conhecido para a realização do evento. O crescimento do nosso congresso e sua característica de abrangência, que significa a realização de diversas atividades ao mesmo tempo, geram necessidades específicas quanto às instalações escolhidas. Questões referentes à facilidade de acesso, alternativas de hospedagem e alternância de regiões acrescentam limitações às opções disponíveis. Por outro lado, sem dúvida o conhecimento anterior das condições de trabalho facilita e barateia o processo de preparação de um evento como o nosso. A escolha de um único local ou de um pequeno número de alternativas para a realização de seus eventos é comum em diversas associações científicas. Assim, depois de organizar três congressos em locais diferentes, estamos propondo essa experiência e esperamos aprender com ela.
Outra iniciativa é a proposição de um evento Ibero-americano, bilíngüe, em que o reconhecimento de nossas diferenças favoreça a identificação das possibilidades de integração de nossas práticas profissionais e de pesquisa. O que estamos sugerindo é que esse evento favoreça os primeiros passos no sentido da construção dessa integração.
Uma mudança importante é a distribuição das oficinas ao longo do congresso como mais uma tentativa de manter atividades que foram aprovadas em eventos anteriores e buscar o melhor ajuste da grade horária. Nesse mesmo sentido, todas as atividades da grade científica terão 90 minutos de duração, possibilitando mais tempo para os debates e discussões e o evento terá quatro dias de duração.
E não há melhor lugar para primeiros passos do que Salvador. Uma cidade tão famosa por seu calor humano e acolhimento quanto por suas praias e atividades culturais.
Mais uma vez, estamos nos dedicando à organização de um evento cientificamente estimulante e socialmente acolhedor. A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia é constituída por todos e para que cada um de seus associados contribua para esse processo, envie críticas, sugestões e soluções.
Sua participação é fundamental.
Nos vemos em Salvador.
|